sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DICA DE FILME!

Laranja Mecânica (1971)

 

Inspirado no livro A Laranja Mecânica do escritor Anthony Burgess. A história se passa na Inglaterra, em um tempo não determinado, e conta a vida de Alexander DeLarge. Num futuro, em uma sociedade capitalista mas ainda assim totalitária, Alex e seus droogs são uma gang de adolescentes e cometem uma lista de barbaridades por onde passam. Alex é um jovem amante de música clássica, em especial de Beethoven, e de violência.

Durante um assalto, Alex é preso e sentenciado a 14 anos de prisão quando é traído pelos seus companheiros de gangue e após ter cometido involuntariamente um assassinato, Alex é preso e tratado como uma cobaia humana ao ser submetido ao controverso tratamento Ludovico que tem como objetivo torná-lo um cidadão de bem como outro qualquer.

Através do método de condicionamento, os médicos têm como objetivo transformar suas características, antes violento e desumano a humilde e fraterno, utilizando técnicas de estímulos visuais e sonoros.
Após o tratamento, Alex é solto, porém não consegue se adaptar a sociedade – que se encontra no auge da violência - com seu novo comportamento, apesar de desejar utilizar violência em certas situações, não consegue o que lhe causa grande mal estar (náuseas e vômitos).


 Um grande problema é que por ter sido um arruaceiro e ter causado mal a grande quantidade de pessoas, quando retorna do tratamento, essas aproveitam a sua incapacidade de cometer o mal, mesmo que seja em defesa própria, para cometer atos tão condenáveis quanto os que ele praticava.Outro fato interessante, é que o efeito colateral do tratamento era intensificado quando ouvia música, para Alex a situação se torna tão insuportável que ele tenta cometer suicídio.

O Behaviorismo defende que a mente humana, no que diz à aprendizagem pode ser condicionada atreves desses estímulos (visual e sonoro), porém uma vez associados, haverá grande dificuldade de desfazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário